Remédios caseiros comprovados para a tosse

Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenoura, que por suas propriedades broncodilatadoras pode aliviar a tosse com catarro e promover o bem-estar. Além disso, o chá de gengibre com limão também é uma boa opção, pois é indicado para tosse seca por seus efeitos anti-inflamatórios e antissépticos.

Como complemento a esses remédios caseiros, você também pode tomar um copo de água em temperatura ambiente com 1 colher de mel , pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmar toda a região da garganta e reduzir as crises de tosse.

No entanto, é importante identificar a causa da tosse, principalmente se ela é constante, para que o tratamento seja direcionado e seja eficaz. Conheça as principais causas da tosse persistente e o que fazer a respeito.

Tosse seca

Um ótimo remédio caseiro para tosse seca é o chá de gengibre com limão, que tem propriedades anti-inflamatórias, alivia a irritação na garganta e nos pulmões, descongestiona as vias aéreas e alivia a tosse seca.
Este chá também pode ser usado como remédio caseiro para tosse em crianças, pois não tem efeitos colaterais.

Ingredientes​

5 g de raiz de gengibre;
2 limões;
1 colher de chá de mel ;
½ litro de água.

Modo de preparo
Para preparar este remédio, ferva o gengibre e a água no fogo até reduzir a metade do volume original, desligue o fogo, coe e adicione o suco de limão.

No final, 1 colher de chá de mel pode ser adicionada para adoçar. O mel não deve ser usado em bebês com menos de 2 anos de idade.

Uma colher de sopa deste chá deve ser tomada a cada 4 horas enquanto a tosse estiver ocorrendo. Aprenda sobre outras maneiras de se livrar de uma tosse seca.

Tosse com catarro

Uma opção de remédio caseiro para tossir catarro é o suco de guaco com cenoura, pois possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes que ajudam a eliminar o excesso de catarro e permitem que você respire melhor. Além disso, ao adicionar hortelã-pimenta ao suco, você obtém a propriedade anti-inflamatória que reduz as crises de tosse especialmente com gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes
folhas de guaco;
1 cenoura;
2 raminhos de hortelã;
1 colher de chá de mel.

Método de preparo

Para o suco, basta bater no liquidificador as folhas de guaco, a cenoura e os raminhos de hortelã . Em seguida, coe e adoce com 1 colher de chá de mel e beba 20ml do suco várias vezes ao dia.

Outro ótimo remédio caseiro para tossir catarro é a infusão de tomilho, pois tem propriedades expectorantes, ajuda a liberar catarro e aumenta o sistema imunológico. Saiba mais sobre para que serve o tomilho e como usá-lo.

Tosse alérgica

Algumas plantas medicinais, como urtiga, rorella e buckhorn, podem ser usadas para aliviar a tosse alérgica, pois têm propriedades calmantes, aliviam a dor de garganta e, portanto, a tosse.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de urtiga;
  • 200 ml de água.

Preparação

Para preparar o chá, você precisa colocar as folhas de urtiga na água e ferver por 5 minutos. Em seguida, coe, deixe esfriar e beba duas xícaras por dia.

Se necessário, você pode adicionar 1 colher de sopa de mel para adoçar. Conheça outros remédios caseiros para tosse alérgica.